Os consumidores preferem embalagens sustentáveis

Novos dados revelam que a opção por embalagens ecológicas e sustentáveis manteve-se estável e robusta ao longo das mudanças sociais que ocorreram nos últimos anos

Novos dados revelam que a opção por embalagens ecológicas e sustentáveis manteve-se estável e robusta ao longo das mudanças sociais que ocorreram nos últimos anos. A Trivium Packaging divulgou o seu relatório global de compras ecológicas de 2022, baseando-se numa pesquisa com mais de 15 mil consumidores em toda a Europa, América do Norte e América do Sul sobre os seus valores e comportamentos relacionados com embalagens sustentáveis, incluindo a disposição de pagar mais por embalagens ecológicas, as perceções quanto aos materiais e o interesse por embalagens reutilizáveis.

O estudo revela um aumento gradual constante na opção dos consumidores mais jovens face aos produtos sustentáveis. Nessa análise, 86% dos entrevistados com menos de 45 anos afirmaram estarem dispostos a pagar mais por embalagens sustentáveis, em comparação ao resultado de 83% do mesmo grupo no relatório global de compras ecológicas de 2021. Os consumidores fortaleceram seu compromisso com as embalagens sustentáveis e continuam a optar pelas marcas que fazem a transição para embalagens sustentáveis, traduzindo os seus valores em comportamentos.

Por outro lado, 74% manifestaram o interesse em comprar produtos com embalagens reutilizáveis. Os consumidores querem produtos em embalagens recicláveis, mas também reconhecem a importância de aumentar a vida útil das embalagens através da sua reutilização. As embalagens reptilizáveis estão a provar ser uma solução versátil e valiosa para os produtos de consumo.

Os dados do relatório global de compras ecológicas do ano de 2022 apresentam um forte argumento de que a transição para embalagens sustentáveis não é apenas a decisão certa para o meio ambiente, mas também a decisão certa para qualquer negócio”, disse Jenny Wassenaar, diretora de sustentabilidade da Trivium Packaging.

As marcas correm o risco de reduzir o seu espaço no mercado quando não conseguem dar resposta à opção dos consumidores pelas embalagens sustentáveis. Segundo o mesmo estudo, 57% dos consumidores têm menos probabilidade de comprar produtos em embalagens que consideram prejudiciais para o meio ambiente. E 44% deles vão ainda mais longe ao responder que simplesmente “não comprariam” produtos em embalagens que prejudicam o meio ambiente. Portanto, é importante que as marcas divulguem as informações completas sobre a sustentabilidade das embalagens para que os consumidores possam tomar decisões informadas.

A 100 metros assume-se como uma empresa que leva a questão ambiental muito a sério, tendo o objetivo de projetar e promover 100% das soluções de embalagem para serem recicláveis ou reutilizáveis até 2025, para eliminar os desperdícios, incorporando uma média de 50% de conteúdo reciclado ou renovável nos seus materiais.

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