Como será a embalagem para alimentos mais sustentável do mundo?

Embalagem de cartão, fabricada exclusivamente a partir de materiais renováveis ou reciclados, obtidos de forma responsável

A Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções de processamento e embalagem alimentar, está a trabalhar para introduzir no mercado a embalagem para produtos alimentares mais sustentável do mundo: uma embalagem de cartão, fabricada exclusivamente a partir de materiais renováveis ou reciclados, obtidos de forma responsável, que seja totalmente reciclável e neutra em emissões de carbono. Tudo isto sem descurar a necessidade de continuar a garantir que a embalagem é prática e segura, que contribui para a redução do desperdício alimentar, bem como que qualquer pessoa possa ter acesso a alimentos de qualidade.

Atualmente, as embalagens para alimentos têm uma função importantíssima na alimentação do mundo inteiro, ao garantirem a segurança dos alimentos embalados e a preservação das respetivas propriedades nutritivas. Mas isto pode representar um problema para o nosso planeta. A produção de embalagens gera emissões de gases com efeito de estufa e está a esgotar os recursos fósseis. Além disso, as embalagens que não são recicladas acabam em aterros, ou até mesmo na natureza. A reciclagem faz parte da solução, contudo, a população não pode continuar a depender unicamente da reciclagem.

Atualmente, todas as embalagens de cartão da Tetra Pak têm certificação FSC® (Forest Stewardship Council®). Além disso, a Tetra Pak foi a primeira empresa de embalagens a utilizar polímeros de origem vegetal, provenientes da cana-de-açúcar, com certificação Bonsucro. Estas duas certificações confirmam que se trata de materiais oriundos de fontes geridas de forma responsável, que contribuem, com responsabilidade, para a proteção da biodiversidade e que apoiam as comunidades locais.

A empresa comprometeu-se a incluir, a partir deste momento e até 2025, no mínimo, 10% de polímeros reciclados nas suas embalagens comercializadas na Europa, e já deu início à realização de testes em plásticos reciclados que obtiveram a certificação RSB.

Neste sentido, a Tetra Pak comprometeu-se a reduzir para zero as emissões líquidas de gases de efeito de estufa nas suas próprias operações e a utilizar 100% de eletricidade renovável em 2030. Estas duas medidas visam alcançar a neutralidade carbónica em toda a cadeia de valor em 2050.

Em Portugal, de acordo com o Radar da Reciclagem da Sociedade Ponto Verde, cerca de 9 em cada 10 portugueses fazem a reciclagem de embalagens e consideram que este é o comportamento que mais permite contribuir para a proteção do ambiente. A Tetra Pak está a trabalhar, neste âmbito, num plano específico de ações em Portugal que visam contribuir para o aumento das taxas de reciclagem. A Tetra Pak encontra-se, de igual forma, a desenvolver e a implementar inovações nas soluções que apresenta, como é o caso das palhinhas de papel e das tampas integradas nas embalagens, fabricadas com polímeros vegetais e que permitem uma melhor reciclagem, uma vez que, ao estarem unidas às embalagens, é reduzido o risco de dispersão durante o processo de recolha e reciclagem.

Admin100