O filme estirável é um material flexível, feito de polietileno linear de baixa densidade, que é utilizado para envolver paletes e garantir um transporte adequado, protegendo-as contra os elementos atmosféricos e poeira.
O filme estirável pode ser aplicado manualmente ou com máquinas automáticas ou semiautomáticas, e pode ter várias espessuras, larguras, cores e propriedades mecânicas. O mesmo também pode ter pré-estiramento, que significa que o filme é esticado antes da aplicação, o que reduz o consumo e aumenta a resistência do filme estirável. Além disso, o filme estirável pode ser perfurado, impresso, opaco, translúcido ou com tratamento anti UV, dependendo da necessidade do produto a ser embalado.
É fabricado a partir de extrusoras por sopro ou de camada plana, que usam diferentes tipos de polímeros do etileno como matéria-prima. O catalisador da reação de polimerização confere melhores características ao polímero em termos de brilho, resistência ao estiramento, resistência à perfuração e comportamento no momento de passagem ao ponto de fusão. O filme estirável também pode conter aditivos que melhoram as suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, como plastificantes, estabilizantes, lubrificantes, antioxidantes, antiestáticos, antibacterianos, entre outros. Os aditivos podem ser incorporados pelo fabricante da resina, do composto e/ou pelo transformador do filme.