As vendas online, seja através de website, Facebook, Instagram ou outras plataformas, estão ao rubro. Além dos mais tradicionais consumidores do B2C, cada vez mais esta é uma forma de fazer negócio B2B, inflacionada ainda mais pela atual conjuntura mundial.
Consequentemente, muitas pessoas que vendem os seus produtos enquanto empresas ou até como particulares, tentam procurar as melhores soluções de proteção e embalagem para que quando fazem os seus envios, estes possam chegar ao destino em boas condições e com uma aparência profissional.
Multiplica-se o número de empresas a oferecer um número ainda maior de produtos para packaging destinado ao e-commerce. Se por um lado isto pode ser uma vantagem para os compradores, a verdade é que pode ao mesmo tempo tornar a decisão mais difícil, mais confusa e menos precisa.
Por isso, importa para além de analisar toda a oferta de produtos existente, analisar também a capacidade que os fornecedores destes produtos têm para dar aconselhamento aos possíveis clientes, no que diz respeito à solução mais adequada de acordo com o objetivo de cada um.
A embalagem de um produto, pode ter várias finalidades. Pode ser apenas para proteção ou talvez para marcar uma posição. Sim, porque embalagem por mais simples que seja, também é comunicação. Pode também ser apenas para preenchimento de espaço vazio, para agrupar produtos, ou até simplesmente com o objetivo básico de proteger de pó ou sujidade.
Mas, assim como varia o objetivo da embalagem, variam também os produtos mais adequados para cada um deles.
“Que produtos comercializa? Qual o seu volume de envios e para onde vão? Qual o seu público alvo? Que mensagem quer que o seu produto e embalagem digam sobre si ou sobre a sua empresa? Qual a funcionalidade da embalagem que pretende? Que reclamações tem recebido? O que o preocupa mais? Será a imagem? O custo? A operação?”
Tudo isto são questões que um bom consultor de packaging lhe irá fazer para poder dar-lhe a melhor solução. Aquela que mais se adequa a si e ao seu produto. Muitas vezes tendemos a desvalorizar a importância da embalagem secundária nos nossos produtos.
“Mas, afinal, quem é que se importa com a embalagem? O seu cliente.”
A experiência de compra não termina aquando do ato de entrega. Ela continua no unboxing do produto e tem impacto positivo ou negativo na perceção do cliente. Portanto, quando precisar de escolher ou desenvolver uma solução de embalagem, não se limite a procurar produtos, procure os melhores profissionais.