was successfully added to your cart.

Reciclagem: os consumidores têm de fazer mais!

By 11 Outubro, 2019 Dicas, Ecologia

O tema da economia circular não é uma novidade, mas muito há a fazer na melhoria do processo de tratamento e recuperação de resíduos.

A verdade é que Portugal tem estado na dianteira destes processos. Em 2019, já foram recicladas 45% das embalagens de plástico.

O material recolhido é todo ele reciclado em Portugal ou Espanha. Em termos de “know-how” a reciclagem de plástico no nosso país dá cartas e desde os anos 90 que se reciclam frações de plástico que não se reciclam noutros países.

Em Portugal tem sido feito um trabalho de sensibilização para a área da reciclagem, em particular das embalagens, e as marcas estão mais sensíveis a estes temas e mais dispostas a fazer algo para evitar que as suas embalagens vazias sejam vistas onde não devem estar.

Mas a tarefa da reciclagem não é exclusiva das empresas e do Estado. Este trabalho tem de envolver um dos elos mais fortes desta cadeia: os consumidores. É fundamental que se façam escolhas conscientes, que se promova o consumo responsável e que a colocação de embalagens no ecoponto seja uma rotina.

Os mais recentes resultados da reciclagem indicam que estamos no bom caminho. No primeiro semestre deste ano, Portugal registou, em relação ao período homólogo, um aumento de 11% na reciclagem de embalagens da recolha seletiva. São cerca de 175 mil toneladas de resíduos que foram encaminhados para a reciclagem, um valor equivalente ao peso de 450 aviões comerciais.

Artigo adaptado de Sociedade Ponto Verde