Sabia que trabalhar com embalagens sustentáveis não só ajuda o planeta como também fortalece a imagem da sua empresa?
A propensão para este tipo de embalagem tem evoluído, sobretudo nos últimos anos. O ser sustentável faz parte da nova geração, tanto na visão empresarial como na visão dos consumidores. Ao optar por embalagens eco-friendly, as empresas não só seguem um caminho ecologicamente correto e como se concentram em inovar para proporcionar uma melhor experiência para o cliente. Uma empresa ambientalmente responsável cria confiança junto dos seus parceiros. Cada vez mais, os consumidores questionam se as embalagens são biodegradáveis, se podem ser recicladas ou se são feitas de materiais reciclados.
Mas afinal, o que são embalagens sustentáveis?
São embalagens feitas de materiais renováveis, ecológicos ou biodegradáveis, cujos processos são menos agressivos para o meio ambiente.
Atualmente existem diferentes tipos de embalagens sustentáveis:
- Feitas com Papel Reciclado;
- Plásticos Biodegradáveis;
- Material Orgânico;
Estas embalagens não precisam de muita energia e recursos naturais na sua produção. Após a sua utilização, os impactos ambientais são muito reduzidos.
A reciclagem é o núcleo do modelo de economia circular onde a base é recolher materiais depois da sua utilização e processá-los para que seja possível reaproveitar e reciclar várias vezes. Isso suprime o desperdício e diminui o impacto ambiental das embalagens.
As embalagens ecológicas são recicláveis, por isso a sua matéria pode ser reaproveitada para a confeção de outros produtos, daí o seu descarte ser também sustentável. A parte fulcral da utilização de embalagens ecológicas é porque elas diminuem os impactos da produção de lixo para o meio ambiente. É de assinalar que por serem mais leves, fazem com que o investimento em logística e transporte também reduza, trazendo benefícios financeiros para a empresa.
Uma embalagem é biodegradável quando é possível executar a sua decomposição naturalmente, ou seja, a sua biodegradação.
As embalagens biodegradáveis conseguem ser “absorvidas” pelo meio ambiente quando descartadas ao ar livre num curto espaço de tempo, até 180 dias. Esse efeito também depende de um descarte adequado. A biodegradação é concretizada por microrganismos tais como bactérias, algas e fungos, que transformam o material em biomassa, dióxido de carbono e água.
Embalagens Recicladas / Recicláveis
O maior dilema das embalagens é que, normalmente, tornam-se resíduos assim que o consumidor conclui a utilização do produto. Por tal razão, os especialistas em embalagens inteligentes concentram-se na criação de projetos otimizados para reciclagem. O facto dos plásticos não se degradarem facilmente, determina um diferencial que lhes dá a possibilidade de reutilização por muitas vezes, ou seja, a sua reciclabilidade é um fator determinante e de enorme potencial para a limitação no consumo de matérias-primas, recursos energéticos e racionalização do uso dos recursos naturais disponíveis.
Em 2020 a 100 metros reciclou 12.250 kg de Cartão e 26.717 kg de Plástico
Embalagens Sustentáveis para o seu Negócio
As embalagens sustentáveis são transversais a qualquer tipo de indústria: alimentar, vestuário, artesanato, cosméticos, eletrodomésticos, entre outras. Existem soluções amigas do ambiente para as mais diversas necessidades e aparecem como alternativa às embalagens convencionais.
- Produtos à base de papel são:
- Renováveis;
- Recicláveis;
- Biodegradáveis;
Materiais Ecológicos e Biodegradáveis
- Material produzido através de plásticos reciclados;
- Mais sustentáveis e amigos do ambiente;
- Não deixa microplásticos nem substâncias nocivas;
- Feitos a partir de matéria-prima com fontes renováveis;
- Material 100% reciclável e 100% reutilizável;
Ao fazer com que as embalagens sejam mais fáceis de reciclar e ao utilizar material reciclado em novas embalagens, as empresas podem fazer com que a vida dos produtos perdure por muito mais tempo, desde que existam sistemas de reciclagem e gestão de resíduos eficientes.
Conheça a nossa gama de Produtos Ecológicos e dê também ao seu negócio um novo sentido, proporcionando uma experiência única aos seus clientes.