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O hábito de ser Pontual

Por 20 Fevereiro, 2018Dicas

“O hábito de ser pontual, uma vez formado, estende-se a tudo – encontros com amigos, pagamento de dívidas, idas à igreja, chegar e sair do local de trabalho, cumprir promessas, deitar à noite e acordar de manhã, idas a palestras e aos encontros da cidade, e, de fato, a todas as relações e atos, por mais triviais que parecem aos observadores.” William Makepeace Thayer, Tact and Grit, 1882

Escusado será dizer que as empresas precisam que os funcionários apareçam a tempo para fazer o seu trabalho. A pontualidade é mais importante no local de trabalho porque é lá que somos pagos pelas horas que trabalhamos. Os funcionários devem ser pontuais e confiáveis para atender às necessidades de seu departamento e dos seus colegas. Quando os funcionários estão ausentes ou atrasados, o trabalho e o serviço são interrompidos e é acrescentado um fardo adicional aos seus colegas.

Embora isto pareça senso comum, muitos de nós continuamos a viver cronicamente atrasados. O atraso precisa de ser abordado, no âmbito empresarial, porque afeta a produtividade e – em última instância – a reputação da organização.

Mas porque razões a pontualidade é assim tão importante numa Empresa?

1. Moral e Produtividade da Equipa

Quando alguém está cronicamente atrasado, o fluxo natural de trabalho é interrompido. A tensão e o ressentimento aumentam nas equipas quando alguém está atrasado, fazendo com que os seus colegas sintam falta de respeito. Os funcionários pontuais estão descontentes quando são obrigados a cobrir frequentemente as responsabilidades de um colega de trabalho atrasado.

2. Perceção dos Clientes

A pontualidade demonstra profissionalismo, desejo de fazer bem o trabalho e é um sinal de boa preparação. Atrasos crónicos são vistos negativamente por todos! Os clientes podem ver o que acontece na empresa e, quando um funcionário está atrasado, podem não confiar que o trabalho será feito corretamente. Todos os colaboradores são o reflexo da empresa e, quando há atrasos, uma má reputação começa a permear para os clientes.

3. Progressão na Carreira

Os funcionários que chegam a tempo estão melhor preparados para o dia-a-dia e, em geral, experienciam menos stress. A pontualidade não é só um requisito básico de trabalho, é uma forma dos funcionários serem vistos como leais, profissionais e ambiciosos. Estas são qualidades que as organizações procuram desenvolver para promoção e desenvolvimento profissional.

4. Confiança Transmitida

A pontualidade está intrinsecamente relacionada com a confiança. Um funcionário que se encontra no seu posto de trabalho a realizar as suas tarefas durante o seu horário, é um funcionário confiável. Mas, se um funcionário não é pontual, os seus colegas nunca saberão onde este vai estar quando precisarem dele.

5. Tempo é Dinheiro

Uma verdade inconveniente, mas uma verdade: Estar atrasado é um Roubo!
Quando se faz alguém esperar por nós, estamos a roubar-lhes alguns minutos que nunca mais voltam. Ser pontual mostra que valorizamos o nosso tempo e, consequentemente, não pensaríamos privar os outros desse recurso precioso e limitado.