was successfully added to your cart.

As 5 formas de manter a Motivação no Trabalho

By 26 Junho, 2019 Dicas

A paixão pelo que se faz não garante motivação contínua. Todos temos momentos de desânimo na atividade profissional, por isso, aqui serão apresentadas as cinco formas de manter a motivação no trabalho e evitar esses momentos.

1. Definir Objetivos

Uma das formas de manter a motivação no trabalho passa por ter claramente definidos os objetivos que o movem na sua atividade. Deve definir aquilo que pretende alcançar e a forma de o conseguir.
Se não o fizer, poderá surgir a questão “Estou a trabalhar para quê?”, um sinal de forte desmotivação para o trabalho. O objetivo deve ser específico, mensurável, atingível, realista e definido no tempo.

2. Encontrar significado no trabalho

Pode ter objetivos bem definidos e alcançá-los, mas mesmo assim sentir-se desmotivado por não reconhecer a importância do que fez. Para manter a motivação, pense que o resultado do seu trabalho faz a diferença para alguém. Podem não ser os clientes diretos, mas os destinatários do produto ou serviço. Encontrar esse significado, saber que está a contribuir para o bem-estar ou melhoria de alguém, é um importante fator motivacional no trabalho.

3. Pedir feedback

Se está desmotivado com o que faz profissionalmente, mantenha o contacto com pessoas da mesma área. Partilhe experiências e, acima de tudo, opiniões. Até poderá ficar surpreendido com o feedback positivo de uma determinada tarefa que não correspondeu às suas expectativas, ou receber dicas para melhorar e sentir-se mais motivado.

4. Aumentar a autonomia

Quando se trabalha por conta de outrem, ter autonomia parece ser utópico. Não falamos de decidir por si o que fazer, porque os objetivos são fixados pela entidade patronal, mas seja autónomo na forma de organizar o seu trabalho. Por exemplo, se tem tarefas variadas, pode ir alterando a rotina. Não torne o seu trabalho monótono e desmotivador fazendo a mesma coisa, sempre no mesmo dia e à mesma hora. Se o trabalho o permitir, estimule o seu cérebro alternando as suas habilidades e tarefas.

5. Disciplinar o trabalho

Se trabalha sozinho, manter a motivação no trabalho não é tarefa fácil. A forma de o conseguir passa por criar uma rotina e um horário laboral, assegurando pausas na sua atividade. Trabalhar sozinho pode ser pouco entusiasmante, por isso, combata o isolamento mantendo contactos profissionais com clientes ou potenciais clientes.

Artigo de Sandra Pacheco – Departamento Comercial 100 Metros