was successfully added to your cart.

A embalagem e as necessidades da sociedade humana

By 8 Novembro, 2019 Dicas

A embalagem moderna é o resultado de um sistema que envolve materiais, tecnologia, processos, equipamentos, design, marketing, logística e comunicação. Ela é um meio, não um fim. O seu objetivo é o de embalar o produto, protegendo-o para que ele possa preservar-se, ser transportado, exposto e comercializado, chegando ao consumidor em perfeitas condições.

As embalagens existem para colmatar as necessidades da sociedade. Este é um setor de inovação e tecnologia por excelência, e isso acontece porque as várias indústrias estão, o tempo todo, empenhadas em desenvolver novas soluções que possam representar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

A necessidade de armazenar alimentos estimulou o desenvolvimento de formas de os conservar, além de simplesmente transportá-los. O grande motor de desenvolvimento da sociedade e consequentemente das embalagens, foi o comércio.

As grandes navegações, os descobrimentos e as novas rotas marítimas e comerciais deram início à globalização.

A evolução do comércio à escala global exigiu novamente o desenvolvimento de embalagens melhores, mais resistentes e que conservassem durante mais tempo os produtos. A grande dificuldade naqueles tempos era a falta de tecnologia e de materiais que permitissem a criação de embalagens mais eficientes.

As máquinas mudaram o conceito de tempo e escala de produção, permitindo produzir o que antes era inimaginável, promovendo uma onda de progressos na indústria. As embalagens não ficaram de fora dessa evolução e foram ainda mais necessárias para a alimentação dos grandes contingentes populacionais que abandonaram o campo para viver nas cidades e trabalhar nas fábricas. O crescimento das cidades foi o principal gerador de novas soluções para o abastecimento dessas populações.

Foram tempos velozes e desafiadores. As máquinas permitiram a produção de mais e melhores embalagens e os processos industriais eram aperfeiçoados. As cidades não paravam de crescer e pediam ainda mais embalagens. Essa necessidade deu origem às embalagens modernas, cujas funções mercadológicas ganharam cada vez mais espaço e importância.

As embalagens ganharam grande destaque graças aos grandes supermercados que foram surgindo. Hoje em dia, as embalagens estão mais sofisticadas em todos os sentidos. Existem milhares de produtos diferentes, que envolvem uma ampla gama de materiais, processos e tecnologias. A ciência que se dedica ao estudo da manipulação das matérias numa escala atómica e molecular vai assumir um grande impacto nas embalagens do futuro, permitindo reduzir os seus custos, ao mesmo tempo que se pretende melhorar o desempenho dos materiais, tanto a nível de resistência como na proteção dos produtos.

Sabemos, portanto, que no futuro haverá muitas mais embalagens e elas têm que ser geridas com responsabilidade ambiental. As embalagens têm que ser recicladas. Têm que ser reaproveitadas!

As embalagens são muito importantes para a sociedade humana, mas têm que ser feitos esforços para que as pessoas saibam dar-lhes o devido uso.

Artigo de Sandra Pacheco – Sales Representative 100 Metros